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Gestão de Processos 20maio

A importância do Gerenciamento de Processos nas empresas

O gerenciamento de processos é um diferencial competitivo para empresas que querem se destacar no mercado. De acordo com uma pesquisa da Euax, 97% das organizações que adotam esse dinamismo, tendem a ver resultados de performance em todo o âmbito empresarial. Por isso, é indispensável o investimento em tecnologias com foco em soluções avançadas para aprimorar os processos internos.

Logo, ao implementar uma gestão sólida de atividades, tarefas e rotinas, é possível alcançar grandes objetivos e estimular uma cultura participativa e contínua no negócio. Entenda neste artigo a importância do gerenciamento de processos nas empresas.

 

Afinal, o que é Gerenciamento de Processos?

Antes, é importante entender que o conceito de processos está relacionado a um conjunto de ações com a finalidade de atingir um objetivo. Sendo assim, o gerenciamento de processos é uma metodologia utilizada para entender as rotinas de uma organização e manter um crescimento sustentável através de mapeamentos — imprimindo qualidade, padrão e eficiência aos entregáveis, sejam eles produtos ou serviços. Os processos podem variar de acordo com cada segmento, ou seja, desde a compra de insumos até a entrega de mercadorias para um consumidor.

Em geral, os processos facilitam na distribuição de tarefas e funções, e qualquer organização que visa um crescimento contínuo e escalável, precisa investir em automações para avaliar a efetividade das rotinas do negócio, e visualizar pontos de melhorias e vulnerabilidades para atingir bons resultados.

 

A importância da Gestão de Processos

A gestão de processos é indispensável para quem deseja entender os fluxos de atuação de um negócio, pela possibilidade de estabelecer indicadores assertivos, acompanhar a performance de cada projeto e tomar decisões baseadas em dados.

Além disso, influência positivamente todos os setores da empresa, incluindo a produtividade dos colaboradores, que cumprem processos mais efetivos, evitando falhas que podem comprometer a qualidade da entrega dos produtos ou serviços, e a satisfação e experiência do cliente. Portanto, apesar de existirem diversas atividades sendo desempenhadas simultaneamente, todos os setores devem estar bem alinhados para que os resultados sejam obtidos de maneira colaborativa.

Dentre alguns benefícios da gestão de processos estão:

 

  • Rapidez e qualificação na tomada de decisão
  • Redução de custos e melhor distribuição de recursos
  • Melhor aproveitamento do tempo
  • Aumento da satisfação dos clientes
  • Retenção de talentos e maior qualidade nos serviços e produtos
  • Automação de processos eficaz

 

Gestão de Processos na prática!

Vimos que a gestão de processos é essencial para organizações que desejam estruturar suas operações e setores administrativos, pois colaboram para o sucesso e escala gerencial. Portanto, para efetivar e colocar a gestão de processos em prática e aproveitar todas as vantagens desse modelo de negócio, é importante reunir a equipe e alinhar as seguintes etapas:

 

  1. Planejamento em 1º lugar

É impossível gerir uma empresa sem entender como funciona os processos e as funções de cada colaborador e cliente dentro de uma jornada. Sendo assim, mapeie e formalize as informações sobre os setores e cada envolvido para deliberar padrões, visando incentivar o potencial de integração e automatizar fluxos de trabalho.

O planejamento é uma das etapas mais importantes, pois permitirá uma visão ampla e detalhada de cada atributo da empresa, auxiliando no reconhecimento e definição de custos de atividades e dos demais processos – é fundamental criar uma sequência lógica e sem lacunas.

 

  1. Defina indicadores de performance

Para melhorar os resultados internos, análise os processos e estabeleça os indicadores importantes para medir a performance desejada e compartilhe com a equipe – metas colaborativas e individuais. Essa etapa é crucial para uma gestão de processos eficiente e entender se o time está conseguindo atingir os objetivos planejados.

Com monitoramento constante, é possível otimizar e melhorar os resultados, além de identificar onde ele está sendo mais eficiente e corrigir os obstáculos ainda existentes. Então, não ignore essa etapa.

 

  1. Treine a sua equipe

Qualquer implementação de gestão processual, exigirá uma nova postura por parte da equipe e dos clientes. É possível que haja ajustes durante esse período, e se for necessário, faça as alterações cabíveis e teste novamente antes de expandir os novos processos para os demais setores. É uma cultura, e precisa ser acompanhada e avaliada.

Conscientize os colaboradores e clientes sobre a importância dos novos processos. É necessário que as equipes estejam motivadas e engajadas, pois a empresa depende do trabalho realizado por esses profissionais para atingir seus objetivos.

 

  1. Monitore e identifique melhorias

É importante continuar acompanhando o desempenho geral do gerenciamento de processos e observar os pontos positivados e negativos. O planejamento é indispensável para definir objetivos de curto, médio e longo prazo. Entretanto, atingir as metas está atrelado ao monitoramento constante das atividades executadas, principalmente no que tange a experiência do cliente.

O objetivo principal da gestão de processos é cumprir as metas e estratégias da empresa com eficiência, e entender com mais propriedade as relações de causas e efeitos entre os erros internos e quais são as consequências para o cliente.

 

  1. Automações para melhorar os seus resultados

Desenvolvemos soluções para atender os desafios de empresas de todos os tipos e portes, como o objetivo de mimetizar as ações que uma pessoa realiza nos sistemas existentes, usando tecnologias que simulam com segurança ações de mouse, digitação em sistemas, acessa banco de dados, verifica conteúdos na tela, navega por sites na WEB, manipula e-mails, além de integrar-se com outros sistemas na rede e na nuvem via APIs.

O planejamento estratégico é primordial para alinhar e identificar possíveis melhorias com automação. Portanto, contar com parceiros para criar um cenário pipeline escalável de transformação, é indispensável.

Para isto, a ROC Growtec conta com profissionais altamente qualificados e com expertises singulares em diversas áreas da tecnologia para dar o apoio necessário em todo a jornada de transformação digital.

 

AVALIAÇÃO: analisamos o processo potencial para identificar possíveis implementações.

LEVANTAMENTO DE REQUISITOS: após o levantamento de todas as informações, criamos um plano de ação personalizado.

POC: desenvolvemos um modelo prático, introduzindo a tecnologia no seu ambiente.

IMPLANTAÇÃO: customizamos e implementamos o projeto com base nas especificações técnicas exigidas.

MONITORAMENTO, SUSTENTAÇÃO E SUPORTE: realizamos o acompanhamento, suporte e melhorias necessárias.

 

ROC Growtec para sua jornada de transformação digital!