Entre em contato

Novidades

Matéria 19ago
O Hyperautomation na Transformação Digital das Empresas

O termo Hyperautomation tem sido muito utilizado ultimamente, quando se fala em transformação digital nas empresas.

Mas afinal, o que é o Hyperautomation? O termo reúne componentes de automação de processos, integrando ferramentas como Robotic Process Automation (RPA), Artifical Intelligence (IA), Machine Learning (ML), Natural Language Process (NLP) e Intelligent Optical Character Recognition (OCR).

Segundo o Gartner, “hyperautomation se estende por uma gama de ferramentas que podem ser automatizadas, mas também refere-se à sofisticação da automação (ou seja, descobrir, analisar, projetar, automatizar, medir, monitorar, reavaliar.)” e por isso, está em primeiro lugar das 10 principais Tendências Estratégicas de Tecnologia para 2020.

A UiPath define 6 passos para a jornada da Hyperautomation nas empresas:

Mudança de mindset

O primeiro passo é identificar o problema do negócio para assim, partir para a automação. Sem a devida definição do problema em questão e um plano de melhorias bem definido, a automação não traz resultados ou acaba ficando restrita à apenas uma atividade na organização.

Criação de um roadmap

É necessário identificar, priorizar e documentar os processos, afim de criar um roadmap que considere a jornada da Hyperautomation, utilizando soluções efetivas de automação com tecnologias complementares.

Criação da automação

A partir da definição do roadmap, colocar em prática a criação da automação combinando RPA com outras soluções de inteligência artificial.

Gerencie os processos

Após a implementação, se faz necessário o monitoramento das automações de forma segura e escalável para garantir o gerenciamento de todos os processos.

Engaje os funcionários

É de extrema importância a integração entre os robôs e os colaboradores.

Até então, as tarefas repetitivas eram executadas por pessoas, estas que deverão ser remanejadas para novas áreas, afim de desenvolverem novas habilidades, como por exemplo, comandar o CoE.

Avaliar e alinhar

Avaliar e alinhar os processos de automação com os resultados a serem obtidos, dando sentido à transformação digital.

Segundo o Gartner, há uma demanda reprimida por excelência operacional e digital, ou seja,  as empresas vêm adquirindo uma gama de aplicações e sistemas e precisam centralizar e unificar tudo para obterem resultados efetivos, através de estratégia e governança bem definidos.]

Inicie sua jornada de Hyperautomation!